sábado, 7 de novembro de 2009

Diário Ciclo 03
Mal desço da moto, e me deparo com os olhares atentos e curiosos de um pequeno grupo de crianças, que brincam em frente da pequena escola.A paisagem acinzentada ao redor, me faz lembrar um filme antigo. Olho ao meu redor, as casas simples, algumas ainda de enchimento, me leva a ter uma ideia de como é a situação financeira de alguns dos alunos que certamente freqüentam a sala em que eu irei trabalhar.

Entro na pequena sala, onde percebo um amontoado de moveis, que disputam espaço com um pequeno grupo de professores que se preparam para entrarem na salas de aula.Hoje é o meu primeiro dia na escola Municipal Adolfo Moitinho ,onde eu irei dar aula no grupo 09, no lugar de uma das minhas irmãs, que estar com problemas de saúde .

Encosto-me na janela, as crianças lá fora estão eufóricas, a espera de um grupo de alunos de uma das escolas particulares daqui de Irecê, que costumam fazer visitas, levando brindes e lanches para as crianças.

O ônibus tão esperado chega, trazendo um grupo barulhento de alunos, que descem carregados de lanches, e brindes. Alguns deles se preparam para apresentar a peça do chapeuzinho Vermelho, enquanto outro grupo brinca com os alunos na sala.

Ao final da tarde as crianças estão radiantes, receberam de presente creme dental e escova de dente. Um pouco afastado do grupo, três das alunas choram ao conversar com a diretora. Elas dizem que se emocionaram ao ver a pobreza, daquelas crianças. A diretora, com anos de trabalho naquela comunidade, fala que as crianças naquele dia haviam colocado a melhor roupa que eles tinham, e que em outros dias alguns apareceriam em trajes piores.

Encosto-me em uma das pilastras, e olho para aquelas crianças, e penso, que contribuições eu posso dar para aqueles alunos? Como motivar aquelas crianças a virem à escola? como chamar a atenção daqueles pais de mãos calejadas, pela a lida diária no campo, para a importância da escola, no futuro de seus filhos? Olho para dentro de mim, e penso que talvez, eu leve algum tempo para encontra tais respostas.

3 comentários:

Marisete disse...

Claudijane, linda essa sua menssagem,que eu ao ler, a emoção tomou conta de mim, arrepiando meu corpo e com lágrimas nos meus olhos, pois tocou-me profundamente.
beijos colega!
FORÇA!
Marisete

Delian disse...

Concordo, colega quando você fala dessa carencía que emcontramos nos olhares piedosos de cada criança, em busca de dias melhores.

Cristina disse...

Cau, as suas palavras me tocou no fundo do coração, pois elas realmente parecem ser muito carentes, mas tenho certeza que com esse seu jeitinho meigo e sincero, tenho certeza que você conseguirá levar muitos aspectos positivos para essas crianças.
BJS!