terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os nós da rede


Diário de Ciclo quatro

“Os nós da rede”, esse foi o tema do seminário de abertura do ciclo quatro, eu sou um desses nós, você também faz parte desses emaranhados de emoções que gira em torno dessa rede. E assim as histórias se cruzam, se confundem se mistura em um compartilhar de experiências, que às vezes se fundem tornando uma só, mas com singulares características.


Nós dessa rede estamos unidos por um só querer, por uma só vontade, a de querer vencer, a de buscar forças para enfrentar as dificuldades que nos afronta no nosso dia a dia. Compartilhamos também os mesmos medos, de não sermos capazes de ajudar os nossos jovens a encontrar caminhos diferentes, que não seja o caminho das drogas, da prostituição, do crime, da corrupção e da violência.


Nossos caminhos também se cruzam na impotência que sentimos, quando buscamos nos olhos das nossas crianças a alegria própria dessa fase da vida, mas só encontramos um vazio, um chegar prematuro da fase adulta.


Certamente como eu, você fica perturbada com o alto índice de indisciplina nas nossas salas de aula, com os altos índices de reprovação escolar, com o aumento da criminalidade entre os nossos adolescentes e jovens.


Os fios invisíveis que nos unem nos levam a caminhar em uma mesma direção, em uma única vontade. A de crescer e de fazer outros crescerem, o de ensinar, mas também de sermos aprendizes, o de valorizar e também de sermos valorizados. Nós somos os nós da Rede Municipal de Irecê e caminhamos em busca de dias melhores para a educação do nosso país.

Nenhum comentário: