segunda-feira, 29 de junho de 2009


Reflexões feitas no ciclo 02

Imagens da igualdade

Desde pequena, minha mãe ensinou a mim e a meus irmãos, que a justiça é um dos mais importantes principios humano. E nesse ciclo passado, eu cometi uma injustiça em não entender o porquê, da matéria de tecnologia ser a mais difícil, falei que só iria participar dessa atividade se fosse algo obrigatório.
A oficina de imagem foi uma atividade boa, confesso que não aprendi manusear muito bem os instrumentos, mas acho que aprendi algo mais importante, pelo menos pra mim, que é a importância desses instrumentos pra minha prática em sala de aula.
Quando nós nos encontramos com Bonilla, para discutirmos sobre os roteiros, ela falava que para ela o importante não era a nota que ela iria nos dar, mas sim, o que nós iríamos aprender. Naquele momento, percebi que aquela pessoa que estava à minha frente, não queria tornar a nossa vida difícil, mas sim, oferecer a chance a nossos alunos, por intermédio de nós, de participar igualmente dessa sociedade tecnológica.
Certo dia estava contemplando os meus alunos, principalmente aqueles que aparentam ter um poder aquisitivo bem abaixo da média. Comecei a refletir que se a escola publica, não oferecer a chance para essa criança de ser incluída digitalmente, que chances ela terá ao competir com jovens que tiveram essa inclusão em seus currículos escolares.Sem essa inclusão o que pode acontecer, é o que tem acontecido quase sempre o pobre fica mais pobre, e o rico fica mais rico. Não quero parecer exagerada, mas é uma realidade que eu vejo todos os dias, eu trabalho em um bairro, onde quase todos os pais são analfabetos, onde uma grande parte dos jovens só tem o primeiro grau. Então se a escola publica não cumprir com o seu papel, as crianças que depende desse órgão vão estar em desvantagem, no mercado de trabalho. Nós professores devemos combater a ideia, de que os alunos de escola pública não podem concorrer com os alunos de escola particular. Basta que essa escola ofereça um ensino de qualidade, e que o
governo crie ações que ofereça ambientes e ferramentas para que esse ensino de qualidade realmente aconteça.



























Um comentário:

Bonilla disse...

Estou encantada com tuas reflexões Claudijane. Parabéns!!!
Agora, vamos incrementar este blog? Traga links, imagens, cor, vídeos, para que ele fique com a cara dos ambientes online.
Vamos lá?
abraços