domingo, 21 de setembro de 2008

Reflexões sobre comunidades virtuais

As comunidades virtuais,são compostas de grupos de pessoas que dividem interesses comuns e que reunem-se virtualmente para expressar suas opiniões, estabelecendo assim,relacionamentos que ultrapassam as barreiras geográficas.
Os blogs não são usados,apenas para a comunicação dos indivíduos,mas é também um espaço de troca, construção de saberes e reflexões.Os participantes desse espaço revezam-se,como escritores e leitores, que compartilham problemas, soluções e estão abertos a críticas que ajudarão na auto-formação do seu ser.
.

11 comentários:

JuLuar disse...

Será que estamos dividindo nossos interesses, buscando elementos que contribuam para a nossa prática?

Abraços,

Júlia

Dani disse...

Oi Cau,
É ISSO AI!
NESTE ESPAÇO PODEMOS UTILIZÁ-LO
PARA A TROCA DE SABERES, DÚVIDAS, BUSCA DE SOLUÇÕES. UTRAPASSANDO TODOS OS LIMITES GEOGRÁFICOS ONDE AS PESSOAS SE COMUNIQUE INTENSAMENTE ATRVÉS DE BLOGS, EMAILS, YOKURTS...

Cristina disse...

É isso aí Cau,temos que aceitar sugestões,críticas construtivas,para que cresçamos ainda mais nossos conhecimentos.Bjs gosto muito de você.

Clébia Figueiredo disse...

Comunidade virtuais, como vc mesma diz, espaço que nos proporciona tracar infornações , ampliar nossos saberes, defender nossos interesses dentre outros, mais, será que todas as pessoas que fazem parte dessas comunidades realmente contribuem, e interagem de forma significativa para o seu fortalecimento???

Alaides Nunes disse...

Oi amiga,
Quem participa dessas atividades virtuais com certeza adquirirá mais conhecimentos,pois a interação entre ambos resulta em uma construção contínua por meio da descoberta.E cada dia estamos descobrindo que precisamos nos envolver neste mundo virtual enfrentar os desafios e como vc disse mais do que nunca nos ajudar.

Joana disse...

A comunidade virtual sendo um espaço que ultrapassem as barreiras geográficas como vc mesma diz, também propociona aos membros interação e trocas de informações que legal!!
Fazendo com que todos os participantes fiquem bem informados.

Neia disse...

Realmente é isto mesmo temos que paticipar e buscar quebrar barreiras entre as relações para fortalecer as reflexões e as comunicações.

Simone disse...

É colega olhando por este lado, as comunidades virtuais realmente tem contribuido bastante com a humanidade, é notório como ela tem diminuido a distância entre as pessoas e se tornado um meio de comunicação importante que possibilita troca de conhecimento constantemente.

vanna disse...

concordo com você, quando diz que é um espaço de trocas,sugestões, más será que todos estão prontos a receberem questionamentos?È ai, que precisamos nos expressarmos com cautela,porque nem todos estão preparados para novos questionamentos,as vezes interpretam de maneira errada, causando conflitos.
BJSssssssssss

vanna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sule disse...

Querida Claudijane! Estamos voltando a visitar os blogs para acompanhar as produções para atividade oficina de computação.
Gostei do início de sua reflexão, você começa a pontuar teu entendimento sobre comunidade, e cada passo dado, cada palavra escrita e a superação do medo de escrever será sempre valorizado por nós!

Mas preciso te apontar alguns pontos para tua reflexão! Você começa a trazer teu entendimento e busca relacionar com os blogs, porém, senti falta da articulação com os autores! Ou seja, evidenciar as leituras! Lembre-se que sugerimos quatro textos para leitura.Nós três (Eu, Adriane e Bonilla) só conseguiremos perceber que esses textos foram estuDAdos quando o encontramos evidenciados nas reflexões!!!

E não é apenas trazer os autores! é citá-los corretamente, é articular teu entendimento com o que foi estudado, é estabelecer conexão de um parágrafo com outro, tendo sequência nas ideias!

Querida, entenda que esse processo de escrita e reescrita será fundamental na tua formação! Além disso, tanto essa atividade quanto todas as atividades propostas no curso, temos como objetivo, incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E só se produz textos lendo! E lendo muito!

Enfim, sei e reconheço teu potencial!!! Sei que ainda tem muito a produzir e sem medo de que o outro possa ler! Vamos seguir em frente, estamos ainda no primeiro ciclo, temos muito a aprender, a produzir e a trocar...

Bjinhos
Sule