quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tecnologia na vida e na sala de aula

Fico surpresa com a facilidade, que minha filha de três anos tem, de lidar com o computador.Ela já consegue jogar um monte de jogos e manuseia mais ou menos bem o mouse.comecei a refletir sobre os avanços tecnológicos que nos cercam, a qualquer lugar que nós vamos estamos rodeados por maquinas.
Fico a pensar, a escola estar preparada para receber essas crianças letradas tecnologicamente?
Muitas são as vezes que nós professores, paramos no tempo, sem lembrarmos de acompanhar a evolução do mundo.Continuamos a querer educar nossos alunos como nossas avós foram educadas .A escola não pode fechar os olhos para as necessidades de uma nova geração, nem para os concorrentes de plantão, que muitas vezes tem trazido para as nossas crianças imagens de um mundo, onde os valores são absurdamente distorcidos, onde a violência contra o outro é algo totalmente normal.
A escola não deve estar aleatória a essas mudanças, mas ela deve fazer parte dessas mudanças. Penso que a melhor escola, não é aquela que tem as melhores instalações, mas aquela que se preocupa com o bem estar do aluno, que respeita e valoriza a comunidade em que esta inserida, que acompanha as mudanças atendendo assim as necessidades de quem depende dela para crescer seja na area intelectual ou profissional.
Não dar pra fica o tempo todo dizendo, que as crianças de hoje em dia não são como as de antigamente, cruzando os braços, sem procurar meios pra atender, as necessidades que essas crianças trazem, no dia a dia para nossas salas de aulas, mesmo porque, a vida não é a mesma pra ninguem, nós mulheres por exemplo temos uma postura, que as nossas mães não tinham. Até as avós de hoje, não são as mesmas que antigamente ficavam na beira do fogão, fazendo bolinhos de chuva pra receber os netinhos . E porque as crianças tem de ser igual as de cinquenta anos atrás.É fundamental que a escola tambem acompanhe essas mudanças, promovendo assim uma inserção nessas novas tecnologias, cumprindo com o seu papel cultural e social.

2 comentários:

Cristina disse...

Foi muito bem colocada sua reflexão Cau, pois a escola precisa estar caminhando junto á tecnologia, não somente preso a livros, sem falar que a sociedade está bem envolvida a tecnologia digital.

Bonilla disse...

Muito boas as tuas reflexões Claudijane. É fundamental que os professores comecem a perceber que a educação precisa estar articulada e de acordo com o tempo e o mundo em que se insere. Só assim poderemos verdadeiramente formar cidadãos que compreendem e vivem o seu tempo.