quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Minhas reflexões sobre o curso de formação da ufba

Vivemos um contexto diário em nossas salas de aula de desafios constantes. É pais alcoólatras, falta de matereiais, alunos subnutridos, crianças sem as competências, para o grupo que estão frequentando.
Diante desses tão grande desafios, espero que a faculdade de educação, tragam profissionais,que nos ensine a ser mais tolerantes, diante das limitações dos que fazem parte da nossa vida profissional e pessoal, que saibam valorizar os esforços, de todos por menor que seja, pois talvez aquele pequeno esforço, custou muito, para aquele que o fez;que saiba entender que no caminhar da vida, cada passo tem sua medida, alguns mais curtos, outros mais longos, dai a beleza desse curso, que estamos fazendo, onde todos caminham, mas de um jeito proprio e singular, profissianais que cobrem ,mas na dose certa; que saibam que o novo não é pra ser descoberto em três ou quatro dias, que é um processo longo ou talvez curto para alguns de nós; que saiba usar estrategias para motivar os que estão desmotivados; que nos olhem como alunos com um grande potencial, apesar das nossas limitações; que saibam, que se nós estamos aqui apesar da idade de alguns de nós, não passamos a vida com medo de encarar o novo, talvez não tivemos as feramentas certas na época propicia.
Tenho esperanças que a longo do curso a Faculdade de Educação nos traga professsores que nos sirva de modelos profissionais;que sejam tolerantes, competentes, criativos, organizados, apaixonados pelo que fazem, solidários, comprensivos e comprometidos.

Um comentário:

Marisete disse...

Concordo plenamente com vc Claudijane, uma vez que afirma que convive com diversos desafios na sala de aula. Cabe ressaltar também o enfoque que você deu a nossa necessidade de estar sendo acompanhada por profissionais compreensivos e tolerantes, isso pelo fato de que como você mesma diz,o novo para muitos nem sempre é descoberto em pooucos dias ,o que requer uma compreensão maior por parte dos profissionais.
"Os educadores , apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, por que a gentileza , a solidariedade , a tolerância , a inclusão, enfim todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas,e sim por seres humanos" Augusto Cury