quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Reflexão aberta

Ciclo 01

Reflexão aberta, feita após a leitura da carta do chefe Seattle ao presidente dos Estados Unidos.
Desde os tempos antigos, os humanos vêm usando os recursos naturais de forma equivocada e irresponsável. Tem tratado a natureza como um bem próprio, sem reconhecer que é parte integrante desse órgão vivo que é o nosso planeta, que somos seres dependentes dessa tão rica fonte de vida.

Durante centenas de séculos, nós humanos temos agredido a natureza, matando sem necessidade os animais, saciando assim a nossa vaidade de donos de tudo. séculos após séculos temos matado os rios, saqueado os mares, deixando para trás as marcas da nossa insanidade, marcas carregada de egoísmo, de violência, de falta de sabedoria.

A mãe terra chora, chora pelas suas matas devastadas, pelos rios poluídos, pelos animais que desaparecerão, por uma raça que pode estar à beira da extinção total.

Quando nós humanos deixarmos de lado o egoísmo,quando aprendermos que não somos nada diante de tão misterioso planeta, quando sentirmos a brisa, as ondas do mar, os cheiros da floresta, o cantar dos pássaros, o perfume das flores e todas as dádivas que a mãe natureza nos dar a cada amanhecer, quando sentirmos que não somos donos de nada e que somos dependentes de tudo e de todos, talvez então, sejamos capazes de ajudar na cura dos sulcos abertos por anos seguidos, naquela cuja a função durante tempos e tempos foi nos abençoar a cada amanhecer.